Rondônia é o 2º estado do Norte que mais cometeu crimes contra pessoas LGBTQIAP+



Rondônia é o 2º estado da região Norte que mais cometeu crimes contra a comunidade LGBTQIAP+ em 2023. Se comparado com o ano anterior, 2022, os crimes dessa natureza cresceram 46% no estado. 

Os dados são do 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira (18). Fazem parte do rol de crimes: lesão corporal, homicídio doloso e estupro.



Segundo o levantamento, 73 pessoas LGBTQIAP+ foram vítimas de crimes em Rondônia no ano de 2023, sendo eles divididos da seguinte forma:

Lesão corporal: 64
Homicídio doloso: 3
Estupro: 6

No Norte, Pará lidera o ranking desses crimes, com 113 vítimas em 2023. Em seguida vem Rondônia (73), Roraima (60), Amapá (46), Amazonas (46) e Tocantins (37).

No entanto, o anuário alerta que os dados podem não ser exatos pela grande quantidade de subnotificação. O Acre, por exemplo, não entra no ranking, porque não houve registro de nenhuma dessas modalidades em 2023, o que pode não ser correspondente à realidade.

O documento aponta a escassez de fontes de dados de pessoas LGBTQIAP+ e as dificuldades de punição contra os crimes cometidos contra a comunidade.

Em 2023, o Supremo Tribunal Federal determinou que atos de homofobia e transfobia contra indivíduos sejam enquadrados como crime de injúria racial.

De acordo com os dados do anuário, 12 crimes dessa classificação foram cometidos em Rondônia, correspondendo a uma redução de 14% em relação ao ano anterior.