Nesta sexta (11), pela primeira vez dois pacientes brasileiros iniciaram um tratamento inovador para depressão severa no Hospital SOS Cardio, em Florianópolis (SC). Trata-se de um implante estimulador do nervo vago (VNS).
A abordagem, anteriormente usada para tratar crises epilépticas, funciona com a estimulação direta do cérebro. O dispositivo ativa o nervo vago, e emite impulsos elétricos ao órgão, impactando os neurotransmissores e as regiões cerebrais ligadas às emoções.
“O que se observou nos pacientes que tinham crises de epilepsia e também sofriam com depressão é que ambos os quadros acabavam melhorando com o uso dos implantes. E aí começou-se a estudar quais seriam os mecanismos do sistema nervoso em que poderiam explicar aquela melhora”, disse Wuilker Knoner Campos, presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia em entrevista à Giulia Granchi da BBC Brasil.
O Brasil é o terceiro país a oferecer a alternativa de tratamento. A empresa responsável pela tecnologia é a LivaNova, que é referência em tratamentos no exterior.
O implante fica localizado na clavícula, próximo à axila esquerda. A cirurgia é pouco invasiva e o paciente fica sob anestesia geral durante o procedimento.