Cerca de 600 mil rondonienses foram afetadas por apagão, estima concessionária


 

Cerca de 600 mil unidades rondonienses foram afetadas pelo apagão desta terça-feira (15). A informação foi confirmada ao g1 pela Energisa, empresa que atua na distribuição da energia em Rondônia.

A concessionária tem 695.783 unidades consumidoras cativas no estado, e durante o apagão nacional nesta terça-feira, 85% dos seus consumidores foram afetados.

Ainda de acordo com a Energisa, o apagão atingiu 44 cidades rondonienses, mas todas as cidades já tiveram sua energia restabelecida.

 

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta terça-feira (15) que vai pedir à Polícia Federal e à Agência Brasileira de Inteligência (Abin) que investiguem se o apagão de mais cedo pode ter sido causado por ação humana.

Blecaute nacional

 

O apagão, cuja causa ainda não foi explicada pelas autoridades, atingiu pela manhã 25 estados e o Distrito Federal. Só Roraima, por não estar ligado ao sistema nacional, não foi afetado.

Os primeiros registros da falta de energia apareceram por volta de 7h20 da manhã. Em Porto Velho, os semáforos ficaram apagados e causou um ‘embaraço’ no trânsito, principalmente em avenidas como a Jorge Teixeira, Calama e Carlos Gomes.

Escolas e faculdades de Porto Velho também ficaram sem o fornecimento de energia, o que causou uma aglomeração de alunos em frente as instituições.

O blecaute de energia nos municípios rondonienses durou mais de duas horas, sendo restabelecido o fornecimento durante a manhã.

De acordo com a Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), estados do Sudeste, Norte e Nordeste foram afetados. Abaixo, leia a nota na íntegra:

“Uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil. Estados do Sudeste também foram afetados.

A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31 (horário de Brasília), da interligação Norte / Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.”

G1