Morador da zona rural de Nova Mamoré e vitima de fraude eletrônica em compra online

32% dos consumidores sofreram ou passaram por alguma tentativa de golpe nas  compras pela internet, aponta pesquisa CNDL/SPC Brasil - Varejo S.A

Um caso de estelionato por meio eletrônico foi registrado nesta segunda-feira (7), por volta das 12h36, na zona rural de Nova Mamoré. A vítima, residente na Linha 25, km 11,5, procurou a unidade policial após identificar uma transação suspeita em sua fatura de cartão de crédito.

Segundo o boletim de ocorrência, o homem notou uma cobrança no valor de R$ 224,92 referente a uma compra realizada na plataforma Mercado Livre. Ele declarou não reconhecer a transação e afirmou que nenhum familiar ou pessoa conhecida efetuou a compra, caracterizando o uso indevido de seus dados bancários por terceiros.

A suspeita é de que a fraude tenha sido cometida por meio de redes sociais, contatos telefônicos ou outros meios digitais, conforme previsto no §2-A do artigo 171 do Código Penal Brasileiro, que trata de estelionato eletrônico.

O caso teria ocorrido no último dia 3 de julho, por volta das 15h. No entanto, a vítima somente teve ciência da cobrança ao consultar sua fatura, e então decidiu procurar a polícia para formalizar a contestação junto à administradora do cartão de crédito.

Não há, até o momento, informações sobre o autor da fraude. A vítima não recebeu mensagens ou notificações prévias que indicassem o uso irregular dos dados.

A Polícia Militar prestou orientações quanto aos procedimentos legais para contestação da compra e reforço nas medidas de segurança digital. Após o registro, a guarnição retornou ao patrulhamento de rotina na região.

Fonte: hashtag24horas