Após uma indicação parlamentar 5564/2024 da deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos), solicitando medidas para fortalecer a segurança nas dependências do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (HB), em Porto Velho, foi emitida uma resposta da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informando o patrulhamento durante o dia na unidade.
Em uma recente visita ao hospital, a deputada pode observar diversas dificuldades enfrentadas pelo sistema de saúde no local. Conversando com os pacientes, ouviu relatos de furtos, uso de ilícitos dentro da unidade. Com isso, protocolou uma indicação solicitando informações e indicando a presença de policiais. Na resposta da Sesau, informaram que já houve um estudo de instalação de um posto fixo de policiamento, concluiu que tal medida não seria viável no momento.
Mas, em resposta à necessidade urgente de garantir a segurança das instalações do hospital, foi decidido pelo Comando Regional de Policiamento I, que durante um período inicial de trinta dias consecutivos, o supervisor de dia do 1º Batalhão da Polícia Militar realizasse o policiamento interno no HB.
Esse policiamento foi realizado três vezes ao dia, nos seguintes horários: pela manhã, às 12h e no período vespertino. "E agora, conforme já comprovado nos autos, o supervisor de dia do 1º BPM já está realizando o policiamento interno no HB, atendendo assim o requerimento da Deputada", informa a resposta da Sesau.
A deputada Dra. Taíssa expressa sua gratidão pela rápida resposta às suas preocupações e pela implementação imediata de medidas que visam garantir a segurança pública essencial para um funcionamento ininterrupto do hospital.
“Já solicitamos para que a presença de um policial, ou do patrulhamento, seja contínuo na unidade. Agradeço por atenderem meu pedido inicial, pois é triste ouvir relatos de pessoas que já estão sofrendo por enfermos, ainda relatarem situação de furtos”, disse Dra. Taíssa. A medida visa não apenas proteger as dependências do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, mas também fornecer um ambiente seguro para servidores, pacientes e acompanhantes.
Texto: Rosa Rodrigues / assessoria parlamentar
Foto: Divulgação