Rondônia pode sofrer com verão extremo e máximas devem chegar a 38°C em agosto


 

A terceira semana do mês de agosto será marcada por ondas de calor extremo. As temperaturas podem quebrar recordes históricos para o mês, de acordo com a previsão do Climatempo. 


O motivo de tanto calor é uma grande massa de ar quente e seco ganha força no território brasileiro e deve se expandir em todas as regiões do país. Ou seja, um calor intenso e acima do normal afetará diversos estados ao mesmo tempo, inclusive Rondônia. 


Em agosto, algumas regiões brasileiras já registraram máximas consideradas acima da média. A previsão indica um aumento ainda maior nas temperaturas durante o período de 21 e 26 de agosto de 2023, segundo o Climatempo.

 

De acordo com o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), a massa de ar quente e seco ainda predomina sobre o sul da Amazônia, o que dificulta a formação de nuvens carregadas em todo o estado. 


A previsão para o início da semana é de sol forte e calor, com tempo variando de claro a parcialmente nublado. Não há previsão de chuva em nenhum município do estado, de acordo com a previsão do Sipam. 


Durante a semana, cidades do interior do estado podem registrar máxima de 38°C. Veja as temperaturas:


Previsão do tempo para cidades de RO

MunicípiosMinMax
Ariquemes21°C37°C
Cacoal22°C37°C
Ji-Paraná22°C38°C
Nova Mamoré 22°C38°C
Porto Velho 22°C37°C
Rolim de Moura 22°C37°C
Vilhena 22°C34°C