Professora propõe troca de carta entre alunos e escritora durante férias como forma de incentivo à leitura em Cacoal(RO)


 

Uma professora da rede municipal de Cacoal (RO), resolveu buscar uma abordagem diferenciada para incentivar a leitura das crianças durante as férias. Cláudia Guedes trabalha com a alfabetização e propôs uma troca de cartas entre as crianças e uma escritora infantil. 

A escritora é Rosângela Trajano, uma poetisa e ilustradora, mestra em Literatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). À Rede Amazônica, a artista conta que desde pequena escreve cartas e relembra a sensação de enviá-las.

“Comecei escrevendo cartinhas para o papai Noel, depois cartinhas para fada do dente e depois as cartinhas ganharam o mundo e foram para outros destinatários. Sinto muita saudade de receber cartinhas, quando as pessoas iam ao correio postavam e a gente ficava esperando as cartinhas chegarem”, contou Trajano.

Na escola Bernardo Guimarães, a turma da professora Cláudia tem leitores fiéis dos poemas da escritora, identificando o gosto dos alunos pela leitura a educadora teve a ideia de enviar as cartas. 

“Procurei fazer o contato com ela que por sua vez foi muito cordial e gentil, e solicitou a lista dos alunos para que ela enviasse cartinhas de acolhimento para serem entregues no primeiro dia de aula”, contou Cláudia.

Quando receberam as cartas da escritora, todas as crianças escreveram uma mensagem em agradecimento e foram juntas ao correio para enviar a resposta. 

“To muito feliz porque é a primeira vez - que escreve uma carta - e eu to muito lisonjeada de poder mandar essa carta e poder conhecer ela, os livros dela me deixaram muito feliz, estou inspirada. Vai que um dia eu seja uma escritora igual ela”, disse a aluna, Juliana Barbosa.

Essas cartas serão publicadas na próxima edição da revista ‘Barbante’ que faz parte do projeto da escritora Rosângela. Segundo a poetisa, no mês de junho saíram algumas e este mês sairão outras.