O ataque à creche em Blumenau (SC) que resultou na morte de crianças levantou o assunto sobre a segurança nas instituições de ensino em todo o país. Em Rondônia, diversos políticos apresentaram propostas para coibir ações violentas em escolas.
Em entrevista à Rede Amazônica, o prefeito Hildon Chaves disse que a rede municipal da capital está preparada para esse em sua maioria. Confira acima a entrevista na íntegra.
"Nossa rede conta com 141 escolas. 80 escolas contam com vigilância armada e hoje de manhã tive uma reunião com a nossa secretária de educação e determinei que todas as escolas tenham vigilância armada", disse o prefeito de Porto Velho.
Câmara Municipal
Na Câmara Municipal de Porto Velho, o vereador Alecks Palitot propôs detectores de metais nas escolas do município. O projeto foi apresentado, mas não tem data para votação. De acordo com o texto, esses detectores seriam instalados em unidades escolares com mais de 200 alunos por turno.
Assembleia Legislativa
Na Assembleia Legislativa, o deputado Rodrigo Camargo apresentou um projeto para que o Estado garanta um policial militar nas unidades de ensino em cada turno escolar. O projeto já tramita nas comissões da Assembleia Legislativa e também prevê que o "guardião escolar" faça ações preventivas com os alunos.
A Rede Amazônica entrou em contato com o Governo do Estado, que não deu um retorno a respeito de medidas para reforçar a segurança nas escolas do estado.