Brasileiro condenado por estupro de vulnerável é preso nos EUA após fugir de condenação em Rondônia



Um homem brasileiro, identificado como Alexandre Romão de Oliveira, foi preso nos Estados Unidos esta semana, após ser condenado por estupro de vulnerável em Rondônia. A detenção ocorreu em Methuen, cidade localizada no estado de Massachusetts, e foi confirmada pelo Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas (ICE) do governo americano.

Alexandre, de 41 anos, chegou aos Estados Unidos em abril de 2022, inicialmente entrando pelo estado do Novo México, onde foi identificado pelo serviço de imigração. Ele ficou sob custódia temporária em Santa Teresa, antes de ser liberado com uma ordem para comparecer no Gabinete Executivo de Revisão de Imigração do Departamento de Justiça. Entretanto, sua prisão recente é fruto de um alerta do governo brasileiro, que informou sua condenação por crimes sexuais envolvendo uma criança em Jaru, cidade do interior de Rondônia.

Condenação no Brasil

O homem foi condenado a 14 anos de prisão em Rondônia por cometer estupro de vulnerável contra uma criança. O Tribunal de Justiça de Rondônia confirmou a sentença ao portal g1, destacando que o caso transitou em julgado no dia 2 de fevereiro de 2024, ou seja, não há mais possibilidade de recursos legais. A decisão final foi proferida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas os detalhes do caso permanecem sob sigilo judicial.