A Polícia Federal (PF) informou que investiga um ataque ocorrido na Terra Indigena Igarapé Lage, em Guajará Mirim, na noite de 11 de agosto. Invasores encapuzados incendiaram veículos e moradias dos indígenas.
A PF foi acionada pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e enviou equipes para ouvir os indígenas e outras testemunhas. Segundo a corporação, está em andamento uma investigação minuciosa para identificar e responsabilizar os autores do crime.
De acordo com os indígenas, os invasores exigiram que os moradores abandonassem a área demarcada, ameaçando-os de morte caso insistissem em permanecer no local. Após as ameaças, os criminosos atearam fogo em uma casa e em uma motocicleta, destruindo todos os pertences que estavam dentro.
Ainda conforme informações da PF, a região já foi alvo de ataques diversas vezes esse ano e operações foram realizadas para expulsar invasores e destruir estruturas clandestinas usadas na ocupação ilegal.
Os moradores da aldeia denunciaram que invasões da TI têm se tornado cada vez mais frequentes, dificultando a existência das comunidades indígenas que vivem na região.
"Não podemos mais pescar, caçar ou sequer andar livremente em nossa própria terra. As ameaças são constantes", relatou um dos indígenas.