Neuropediatria é a especialidade que tem o objetivo de atender crianças com alterações neurológicas (Foto: Divulgação) |
Hospital já conta com um profissional da área mas não é o suficiente para a quantidade de pacientes.
Com intuito de diminuir as filas de espera da região e contribuir para que a população tenha acesso à saúde, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a contratação de médicos neuropediatra para o Hospital Regional Perpétuo Socorro de Guajará Mirim. No município já há profissionais da área mas não é o suficiente para a quantidade de pacientes.
A neurologia pediátrica, também conhecida como neuropediatria, é a especialidade que tem o objetivo de atender crianças com alterações neurológicas. O efetivo atual no município citado, não se faz suficiente para o atendimento da demanda na região. “Recebo muitos pedidos sobre neuropediatria, muitas crianças em Guajará precisam passar com o médico especializado, que tem a capacidade de detectar qualquer alteração no sistema nervoso central das crianças”, expressou a parlamentar.
A ausência desse profissional contribui negativamente para o risco de vida do paciente pois favorece o agravamento do caso clínico levando para quadros irreversíveis e até mesmo a morte. O Direito à saúde é direito à vida, que integra o valor de igualdade entre as pessoas, contudo, a cada ano a demora excessiva se agrava e contribui para que não seja estabelecido prazos máximos ao atendimento realizado pelo Sistema Público de Saúde (SUS).
Texto: Rosa Rodrigues I Assessoria parlamentar