Brasil e Bolívia anunciam licitação para construção de ponte que ligará Rondônia a Guayaramerín; veja o histórico

 


Edital para a construção da ponte sobre o rio Mamoré é lançado em evento que destaca laços geopolíticos entre os países vizinhos

Porto Velho, RO – Nesta terça-feira (14), o Governo Federal oficializa o lançamento de um edital para a construção de uma ponte conectando o Brasil e a Bolívia. A infraestrutura, a ser erguida sobre o rio Mamoré, estabelecerá uma ligação entre as cidades de Guajará-Mirim, em Rondônia, e Guayaramerín, em Bêni.

A expectativa é que todo o processo de construção se estenda por três anos. O projeto recebeu aprovação da comissão binacional dos países vizinhos, com o objetivo de fortalecer os laços geopolíticos entre as duas nações.

O anúncio oficial do edital acontecerá na sede do Ministério dos Transportes, em um evento que contará com a presença do governador de Rondônia, Marcos Rocha, além de representantes das embaixadas da Bolívia em Brasília e do Brasil em La Paz, que participarão por meio de videoconferência.



Histórico

O Ministério dos Transportes anunciou no começo de outubro que o projeto da ponte sobre o rio Mamoré, parte do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a região Norte, foi aprovado pela comissão binacional. A infraestrutura, estimada em R$ 244 milhões, visa interligar Guajará-Mirim, em Rondônia, e Guayaramerín, na Bolívia.

Embora o edital de licitação tenha sido inicialmente programado para setembro, impasses entre os dois países sobre os parâmetros da licitação levaram à interrupção do processo. O início das obras está previsto para o primeiro semestre de 2024, sem prazo de conclusão estabelecido.

O governo almeja facilitar a circulação de pessoas e mercadorias entre os dois países, bem como agilizar a exportação de produtos das regiões Norte e Sudeste para a Bolívia, Peru e Chile, proporcionando uma rota para o Pacífico.

Segundo o Ministério dos Transportes, a licitação será conduzida por Regime Integrado Diferenciado de Contratação (RIDC), no qual uma única empresa elabora os projetos básico e executivo, seguida pela execução das obras. A supervisão do projeto de engenharia e da execução do empreendimento será responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Cerca de 2 mil pessoas transitam diariamente pelo local, destacando-se a comercialização de ureia e potássio para a produção brasileira, além da venda de bovinos e grãos em geral ao país vizinho. O planejamento do novo PAC para a região Norte contempla R$ 21,3 bilhões em investimentos públicos e privados. Com uma fronteira de mais de 3,4 mil quilômetros, Brasil e Bolívia compartilham 1,4 mil quilômetros apenas com o estado de Rondônia.