Edital
para a construção da ponte sobre o rio Mamoré é lançado em evento que destaca
laços geopolíticos entre os países vizinhos
Porto Velho, RO – Nesta
terça-feira (14), o Governo Federal oficializa o lançamento de um edital para a
construção de uma ponte conectando o Brasil e a Bolívia. A infraestrutura, a
ser erguida sobre o rio Mamoré, estabelecerá uma ligação entre as cidades de
Guajará-Mirim, em Rondônia, e Guayaramerín, em Bêni.
A expectativa é
que todo o processo de construção se estenda por três anos. O projeto recebeu
aprovação da comissão binacional dos países vizinhos, com o objetivo de
fortalecer os laços geopolíticos entre as duas nações.
O anúncio oficial do edital
acontecerá na sede do Ministério dos Transportes, em um evento que contará com
a presença do governador de Rondônia, Marcos Rocha, além de representantes das
embaixadas da Bolívia em Brasília e do Brasil em La Paz, que participarão por
meio de videoconferência.
Histórico
O Ministério dos Transportes anunciou no começo de outubro que o
projeto da ponte sobre o rio Mamoré, parte do novo Programa de Aceleração do
Crescimento (PAC) para a região Norte, foi aprovado pela comissão binacional. A
infraestrutura, estimada em R$ 244 milhões, visa interligar Guajará-Mirim, em
Rondônia, e Guayaramerín, na Bolívia.
Embora o edital de
licitação tenha sido inicialmente programado para setembro, impasses entre os
dois países sobre os parâmetros da licitação levaram à interrupção do processo.
O início das obras está previsto para o primeiro semestre de 2024, sem prazo de
conclusão estabelecido.
O governo almeja facilitar a
circulação de pessoas e mercadorias entre os dois países, bem como agilizar a
exportação de produtos das regiões Norte e Sudeste para a Bolívia, Peru e
Chile, proporcionando uma rota para o Pacífico.
Segundo o Ministério dos Transportes, a licitação será conduzida
por Regime Integrado Diferenciado de Contratação (RIDC), no qual uma única
empresa elabora os projetos básico e executivo, seguida pela execução das
obras. A supervisão do projeto de engenharia e da execução do empreendimento
será responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes
(DNIT).
Cerca
de 2 mil pessoas transitam diariamente pelo local, destacando-se a
comercialização de ureia e potássio para a produção brasileira, além da venda
de bovinos e grãos em geral ao país vizinho. O planejamento do novo PAC para a
região Norte contempla R$ 21,3 bilhões em investimentos públicos e privados. Com
uma fronteira de mais de 3,4 mil quilômetros, Brasil e Bolívia compartilham 1,4
mil quilômetros apenas com o estado de Rondônia.