Uma onda de calor, causada por uma massa de ar quente, deve tomar conta do Brasil nos próximos dias, principalmente na segunda metade desta semana. O Distrito Federal e os estados de Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão se preparam para temperaturas acima dos 40°C.
O Climatempo explica que a causa é um bloqueio atmosférico, que não irá deixar as frentes frias passarem do Rio Grande do Sul para o restante do país.
De acordo com informações, em Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, são esperadas temperaturas entre 40°C e 45°C. “O nível de calor esperado para os próximos dias em muitas áreas do território brasileiro atingirá patamar extremamente perigoso à saúde e à vida com elevado risco para população vulnerável, como enfermos e idosos”, adverte a MetSul Meteorologia.
Nas regiões Norte e Nordeste, segundo o site Climatempo, o calorão continua. Haverá pancadas de chuvas em áreas localizadas, como o litoral do Maranhão até o norte do Ceará, assim como Amazonas, Roraima, Acre e Rondônia.