ALERTA: Onda de calor deve ser ainda mais intenso em Rondônia nos próximos dias.



Uma onda de calor, causada por uma massa de ar quente, deve tomar conta do Brasil nos próximos dias, principalmente na segunda metade desta semana. O Distrito Federal e os estados de Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão se preparam para temperaturas acima dos 40°C.

 

O Climatempo explica que a causa é um bloqueio atmosférico, que não irá deixar as frentes frias passarem do Rio Grande do Sul para o restante do país.

 

De acordo com informações, em Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, são esperadas temperaturas entre 40°C e 45°C. “O nível de calor esperado para os próximos dias em muitas áreas do território brasileiro atingirá patamar extremamente perigoso à saúde e à vida com elevado risco para população vulnerável, como enfermos e idosos”, adverte a MetSul Meteorologia.

 

Nas regiões Norte e Nordeste, segundo o site Climatempo, o calorão continua. Haverá pancadas de chuvas em áreas localizadas, como o litoral do Maranhão até o norte do Ceará, assim como Amazonas, Roraima, Acre e Rondônia.