Após o anúncio da abertura da licitação para contratação da empresa responsável pela construção da Ponte Binacional, que irá interligar o Brasil à Bolívia, o Ministro dos Transportes, Renan Filho, revelou, em entrevista à Rede Amazônica, que o projeto de construção da ponte está "100% pronto".
"Nós estamos com o projeto 100% pronto. Hoje, na cúpula da Amazônia, ele [Presidente Lula] vai ter uma reunião bilateral com o presidente boliviano e certamente, tratarão da construção dessa ponte", revelou Renan Filho.
A idealização da construção da ponte é feita há cerca de 15 anos e desde então, comissões de elaboração e incentivo são realizadas.
Um dos principais objetivos da construção é agilizar a exportação de produtos da Região Norte e Sudeste do país para a Bolívia, Peru e Chile, sendo também essencial para a saída para o pacífico. A Ponte será construída sobre o rio Mamoré, na rodovia BR-425.
De acordo com Renan Filho, as obras devem ter início ainda no primeiro semestre de 2024.
"Soltando a licitação ainda no segundo semestre, a ideia é ter seis meses pra refinar o projeto executivo da obra e iniciar as obras do primeiro semestre do ano que vem", disse.
A proposta para criação da ponte foi enviada pelo Governo de Rondônia e está entre as cinco propostas prioritárias que foram entregues na Plenária Estadual do Plano Plurianual (PPA) participativo.