Deputada estadual Dra. Taissa Sousa busca informações sobre capacidade cirúrgica no Hospital de Base para enfrentar fila de cirurgias


O Hospital de Base é o primeiro da região Norte a ser credenciado para transplante de tecido ósseo

Na última terça-feira, 15, ocorreu mais uma reunião das Comissões Parlamentares da Assembleia Legislativa de Rondônia. A deputada Dra. Taissa Sousa, integrante da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social, apresentou e teve aprovado um requerimento que busca esclarecimentos sobre a capacidade do Hospital de Base para realizar cirurgias.

O requerimento solicita informações sobre a quantidade de cirurgias realizadas, a equipe de profissionais atuante no hospital e a disponibilidade de materiais necessários para reduzir a fila de espera na Regulação Estadual.

"Eu gostaria de obter respostas da SESAU para algumas dúvidas. Primeiramente, qual é a capacidade cirúrgica do Hospital de Base? Em segundo lugar, quantas cirurgias estão sendo realizadas? E, por último, se não há falta de capacidade técnica, qual é o motivo para a não realização das cirurgias? Precisamos entender por que a fila de cirurgias em nosso estado não diminui", questionou a deputada.

Dra. Taissa Sousa ressaltou que o Hospital de Base é pioneiro na Região Norte em transplantes de tecido ósseo, demonstrando sua capacidade. No entanto, apesar disso, não tem havido uma redução significativa na quantidade de cirurgias pendentes na Regulação.

Com a aprovação do requerimento pela Comissão, a deputada aguarda agora a resposta da Secretaria de Saúde do Estado. A partir disso, buscará mecanismos para solucionar o problema da fila de cirurgias.