O nível do rio Madeira chegou a menos de 5 metros na última quinta-feira (27) em Porto Velho e está abaixo do esperado para essa época do ano. A Defesa Civil Municipal alerta aos moradores sobre os perigos que o baixo nível pode oferecer.
Segundo a prefeitura, em três dias o nível do rio desceu mais de 20 centímetros e chegou a 4,9 metros. No mesmo período de 2022, o rio Madeira estava com 6,2 metros.
O monitoramento está sendo realizado diariamente e até esta sexta-feira (28) 40 pontos de perigo no Baixo Madeira, até a Comunidade Terra Firme, foram identificados.
A Defesa Civil está realizando o alerta por meio de placas nas áreas de risco, como aquelas com chance de desbarrancamento. Para pescadores e ribeirinhos, o baixo nível contribui para o aparecimento de pedras e bancos de areia. Para a população em geral, a
orientação é para não procurar o rio para banho.
Apesar de estar abaixo do esperado, o rio Madeira só entra em estado de emergência com menos de 4 metros de profundidade, quando restrições e orientações sobre navegação começam a ser realizadas.