O tradicional Duelo da Fronteira deve acontecer de forma presencial este ano, nos dias 13 e 14 de outubro em Guajará-Mirim(RO). Há seis anos o evento não acontece presencialmente por falta de verba, segundo a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo do município.
A última edição presencial do evento foi em 2016. Depois disso as edições foram canceladas por falta de verba, exceto em 2020 e 2021, quando ele aconteceu no modelo on-line, durante a pandemia de Covid-19.
A Secretaria de Cultura confirmou que o evento deve voltar a alegrar a região de fronteira este ano. Camisas estão sendo confeccionadas e a Prefeitura planeja a reforma do bumbódromo onde acontecem as apresentação.
Enquanto o dia não chega, os bois-bumbás Flor do Campo e Malhadinho se preparam com ensaios.
Tradição
O Festival Folclórico da Pérola do Mamoré, conhecido como "Duelo da Fronteira", foi criado em 1995 e é um dos maiores eventos culturais do Estado de Rondônia.
A última edição do evento aconteceu em 2016, mas não houve disputa, pois o cantor e musicista Márcio Paz Menacho, de 45 anos, do boi bumbá Flor do Campo, foi morto com um tiro no rosto durante um assalto dois dias antes do festival.
Nos anos seguintes, o duelo também não aconteceu, pois os representantes dos bois bumbás Flor do Campo e Malhadinho alegaram falta de recursos para a realização do festival.
Em 2020, já durante a pandemia, surgiu a ideia de realizar o festival pela primeira vez de forma online.