Debate sobre construção de estrada que vai ligar o Brasil ao Oceano Pacífico é realizado em RO


 

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) vai sediar a Agenda de Fortalecimento do Corredor Interoceânico da Amazônia Ocidental. O evento tem como principal objetivo promover discussões sobre a possibilidade de construção de uma estrada que ligue o Brasil aos portos do Peru no Oceano Pacífico. 


A Agenda acontece na próxima segunda-feira (10), às 10h, no Plenário "Lúcia Tereza Rodrigues dos Santos". Estarão presentes membros da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), parlamentares de Rondônia, empresários brasileiros e peruanos e representantes governamentais do Amazonas, Mato Grosso, Acre, Rondônia e Peru. 


Como será realizado esse acordo?


O acordo é possível pelo pacto firmado em 2000, que conta com a participação de doze países da América do Sul. O pacto foi estabelecido pela Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (Iirsa). 

A rodovia proposta irá interligar os estados do Acre, Amazonas, Mato Grosso e Rondônia ao Peru.


Quais as vantagens?


De acordo com a Alero, uma carga despachada por um caminhão em São Paulo (SP) percorre quase 4 mil km para chegar a Assis Brasil (AC) e mais de 1,5 mil km até o porto de San Juan de Marcona (PER). 

A Assembleia também afirma que a estrada será uma boa oportunidade de ampliação dos negócios entre os dois países.


Recentemente o governo de Rondônia colocou a construção desta via entre as cinco propostas prioritárias do estado que serão levadas ao presidente Luís Inácio Lula da Silva. As propostas selecionadas serão implementadas no Plano Plurianual (PPA).