Água potável, cestas básicas e hipoclorito de sódio foram enviados para aproximadamente 20 famílias da aldeia Karipuna, que fica localizada a 200 quilômetros de Porto Velho. A informação foi confirmada pela Prefeitura da capital na quinta-feira (23). Mas a comunidade continua precisando de ajuda.
Os transtornos se intensificaram no último fim de semana quando o rio Jaci Paraná transbordou e deixou parte da Terra Indígena (TI) Karipuna alagada. Alguns indígenas se deslocaram até Porto Velho e outros continuam na TI, mudando de local sempre que a água se aproxima.
"A comunidade registrou perdas materiais, além do comprometimento de parte da produção de alimentos consumidos pelos próprios indígenas", disse a prefeitura.
Junto com os itens básicos agentes da Defesa Civil Municipal, da Estadual e uma equipe do Corpo de Bombeiros foram enviados para ajudar na contenção de danos. Mas os estragos registrados são muitos e as lideranças indígenas relatam preocupações.
"Começou a encher, encher e passou do limite [o rio]. Somos 62 e duas [pessoas] e no momento temos 23. O rio está subindo e a gente está subindo pra onde tem terra".