Três mulheres registram candidatura para o Senado em RO, veja quem são

 



Três candidatas já registraram candidatura na Justiça Eleitoral para disputar a única vaga de Rondônia ao Senado Federal nas Eleições 2022. São elas:

Cláudia Moura (MDB)
Jaqueline Cassol (PP)
Mariana Carvalho (Republicanos)


Os nomes dos candidatos a senadores podem ser registrados até 15 de agosto. Segundo o TSE, somente candidatos aprovados nas convenções partidárias podem concorrer às eleições.

Até a próxima semana, as siglas podem retirar as candidaturas desde que os filiados do partido tenham dado permissão à executiva para discutir esses assuntos.

Veja quem são os candidatos a senador já registrados em Rondônia:



Cláudia Moura (MDB)



Cláudia Lucenna Aires Moura de Oliveiratem 55 anos e nasceu em Goiânia, capital de Goiás. Atualmente exerce a função de jornalista e redatora.

Em 2018 ela se candidatou a deputada federal pelo MDB, sua primeira disputa em uma eleição. Agora em 2022 ela vai disputar o Senado pelo mesmo partido.

Cláudia é jornalista graduada pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing Social pela Universidade de Brasília (UnB). Na vida pública ela já foi gestora da Secretaria Municipal de Ariquemes e a Secretaria Estadual de Assistência Social em Ariquemes. 



Jaqueline Cassol (PP)




Atual deputada federal de Rondônia, Dirlane Jaqueline Cassol tem 47 anos e nasceu na cidade de São Miguel do Oeste, em Santa Catarina.

Formada em Direito, Jaqueline Cassol tem pós-graduação em Direito Público e Penal. Os principais cargos públicos que ocupou foram de diretora-geral do Detran e secretária estadual de Assuntos Estratégicos, durante o governo do irmão, Ivo Cassol.

Em 2014 ela entrou na disputa pela cadeira do governo de Rondônia. Quatro anos depois, em 2018, ela se candidatou a deputada federal e foi eleita com 34.193 votos. Agora ela tenta a vaga de Senado pelo Progressistas (PP). 


Mariana Carvalho(Republicanos)




Atual deputada federal de Rondônia, Mariana Fonseca Ribeiro Carvalho de Moraes tem 35 anos e nasceu em São Paulo, capital.

Mariana é formada em Direito no Instituto Luterano de Ensino Superior de Porto Velho(ULBRA) e em Medicina no Centro Universitário Aparício Carvalho (Fimca).

Sua trajetória política começou em 2008, quando foi eleita vereadora de Porto Velho. Em 2014 ela se candidatou como deputada federal e venceu, com 60.324 votos. Nas Eleições gerais de 2018 foi reeleita deputada, obtendo 38.776 votos pelo PSDB. Em 2022 ela anunciou candidatura ao Senado pelo Republicanos.