Prorrogadas até 27 de julho as inscrições para cursos de pós-graduações do IFRO


Estão abertas até 27 de julho as inscrições para 960 vagas em oito diferentes cursos de pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). São 589 vagas divididas entre os campi do IFRO, mais 200 vagas para a parceria realizada com a Universidade Aberta do Brasil (Polos UAB ‒ IFRO Campus Porto Velho Zona Norte) e 171 vagas para os Polos EaD ‒ Campus Avançado São Miguel do Guaporé, atendendo a municípios de Rondônia e também dos estados de Paraíba, Pernambuco e Minas Gerais. As inscrições são on-line, exclusivamente pelo Portal de Seleção do IFRO.

Os cursos de especialização lato sensu a serem ofertados são em Ensino de Ciências e Biologia; em Ensino de Ciências e Matemática; em Educação de Jovens e Adultos; em Geoprocessamento; em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura; em Informática na Educação; em Gestão Ambiental; e em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Ofertados de forma pública e gratuita, sem cobrança de taxa de expediente/manutenção, taxa de inscrição, taxa de matrícula e/ou mensalidade. O Processo Seletivo da Pós-Graduação (PSPG 2022/2) está sob a organização da Coordenação de Exames e Admissão (CEA) e da Coordenação de Pós-Graduação (CPOSG/Propesp) do IFRO. Para ingresso na pós-graduação é requisito imprescindível que o candidato tenha concluído a graduação em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), comprovado por meio do Histórico Escolar da Graduação.

A distribuição de vagas contempla a ampla concorrência e o sistema de Ações Afirmativas (pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência – PcD). O processo seletivo será realizado em uma única etapa, que consistirá na classificação do candidato pelo seu desempenho (notas/conceitos) nos critérios relacionados à Formação Acadêmica, Experiência Profissional, Produção Científica, Eventos Científicos e Capacitação.

Para realizar a inscrição, o candidato deverá ter em mãos os seguintes documentos: CPF, documento oficial de identificação e diploma de graduação, mais comprovantes de experiência profissional em atividades relacionadas ao curso, de publicações de artigos científicos completos, capítulos de livros ou livros, de apresentação ou publicações de trabalhos, resumos ou palestras em congressos, seminários e similares e de curso de capacitação, aperfeiçoamento ou qualificação profissional.

 

Presenciais nos campi

Nos cursos presenciais, há 40 vagas para pós-graduação lato sensu em três diferentes unidades. No Campus Colorado do Oeste, as vagas são em Ensino de Ciências e Biologia Presencial Integral e em Geoprocessamento Presencial Integral; no Campus Guajará-Mirim, para Ensino de Ciências e Matemática e para Ensino de Língua Portuguesa e Literatura; no Campus Porto Velho Calama, para Gestão Ambiental e no Campus Vilhena para Ensino de Ciências e Matemática.

Os campi do IFRO também ofertam vagas na modalidade a distância: em Ji-Paraná são 40 vagas na Pós-Graduação Lato Sensu em Informática na Educação EaD e em São Miguel do Guaporé há 309 vagas para a Pós-Graduação Lato Sensu em Educação de Jovens e Adultos EaD.

 

EaD Polo UAB/IFRO

Os municípios rondonienses de Ariquemes, Buritis, Chupinguaia, Ji-Paraná, Nova Mamoré e Porto Velho possuem Polos de Educação a Distância do IFRO em parceria com a UAB. Nestas unidades, serão ofertadas 200 vagas mediadas pelo Campus Porto Velho Zona Norte, que oferta a Pós-Graduação Lato Sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). São 30 vagas para cada cidade, com exceção da capital, que disponibiliza 50 vagas na seleção.

 

Polos EaD IFRO

Já os 43 Polos de Educação a Distância do IFRO em Rondônia, Paraíba, Pernambuco e Minas Gerais ofertam três vagas (em cada polo) na Pós-Graduação Lato Sensu em Educação de Jovens e Adultos. O curso é ofertado pelo Campus Avançado São Miguel do Guaporé. Em Pernambuco, o município ofertante é São José do Egito e, em Minas Gerais, nas localidades de Rubim e Santa Rita de Caldas. Na Paraíba em: Araruna, Cabaceiras, Campina Grande, Conde, Cuité de Mamanguape, Esperança, Itaporanga, Livramento, Mari, Olho D’Água e Pitimbu.

Em Rondônia: Alta Floresta do Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Alto Paraíso, Ariquemes, Buritis, Cabixi, Cacaulândia, Campo Novo de Rondônia, Candeias do Jamari, Castanheiras, Cerejeiras, Chupinguaia, Corumbiara, Costa Marques, Cujubim, Espigão do Oeste, Extrema, Governador Jorge Teixeira, Itapuã do Oeste, Machadinho do Oeste, Ministro Andreazza, Mirante da Serra, Nova Brasilândia, Nova Mamoré, Nova União, Novo Horizonte do Oeste, Ouro Preto do Oeste, Parecis, Pimenta Bueno, Porto Velho Zona Leste (CEU), Presidente Médici, Primavera de Rondônia, Rio Crespo, Rolim de Moura, Santa Luzia do Oeste, São Felipe do Oeste, São Francisco do Guaporé, Seringueiras, Teixeirópolis, Theobroma, Urupá, Vale do Anari e Vale do Paraíso.

Para ler o Edital 6/2022/REI-CGAB/IFRO completo, clique no Link.